Assembleias Setoriais da Cultura

Assembleia Setorial dos músicos

Assembleias Setoriais de Cultura

Assembleia Setorial de Livro, Leitura e Literatura.

I Seminário Educação, Patrimônio e Diversidade

Ocorrido nos dias 7 e 8 de Julho de 2011 no auditório da Unipampa em Caçapava do Sul.

II Conferência Municipal de Cultura

Ocorrida nos dias 14 e 15 de outubro no Salão de Atos da URCAMP!

Centro Municipal de Cultura Arnaldo Luiz Cassol

A casa da cultura de Caçapava do Sul, a serviço de todos.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Desenvolvimento Cultural em debate





Plenário cheio para definir os rumos da cultura em Caçapava.
 
O 2º Fórum Municipal de Cultura foi realizado na terça feira, dia 4 de setembro. O evento promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) contou com a participação da consultora da Unesco/MinC, Carla Pinheiro, do presidente do CODIC/FAMURS, Jose Carlos Martins e cerca de 50 representantes dos três conselhos municipais: Turismo, Patrimônio e Políticas Culturais.

            O encontro atualizou os conselheiros de maneira ampla e democrática sobre a implementação do sistema nacional de cultura. O Fórum de debate foi um indicador de resultados a nível estadual referente ao desenvolvimento cultural de Caçapava do Sul e um alicerce para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.

            O Plano se estrutura em três dimensões: cultura como expressão simbólica; como direito e cidadania; e como campo potencial para o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Essas etapas, por sua vez, desdobram-se nas metas, que dialogam com os temas da diversidade cultural; da criação e fruição; da circulação difusão e consumo; do patrimônio; da gestão pública; da participação social; de fomento e financiamento. Todos esses temas foram abordados nos fóruns setoriais, onde cada grupo cultural apresentou as necessidades de seu segmento, em curto, médio e longo prazo.

            O Fundo Municipal de Cultura é integrante do sistema de financiamento, será o principal mecanismo de democratização do acesso aos recursos públicos destinados à cultura que se dará através de editais. Atualmente, os conselheiros aguardam a legalização do projeto que encontra-se desde abril em tramitação na Câmara de Vereadores. Segundo informações dos conselhos, o projeto continua em tramitação no poder legislativo que exige que os projetos passem por aprovação em lei especifica, tirando a legitimidade do Conselho Municipal de Políticas Culturais, que é deliberativo.
            O conselho, que vem organizando sua estrutura há cerca de um ano, tem como principal objetivo se inserir num dos pilares do Sistema Nacional de Cultura, em implementação pelo Ministério da Cultura, garantindo a participação da sociedade na definição das políticas públicas de cultura e o controle social dos recursos destinados aos programas, projetos e ações culturais, no âmbito dos Municípios, dos Estados e da União.

Fonte: Caroline Petrin
Assessoria de Comunicação CMPC

Cultura no Muro

Equipe do Cultura em Movimento
 
O projeto Cultura em Movimento tem como objetivo difundir o movimento do Hip Hop no município. Em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), são organizadas oficinas e grupos de estudos para o desenvolvimento da manifestação cultural na cidade.
O movimento surgiu em Nova York, no Condado do Bronx. No final dos anos 60 o bairro recebeu uma via expressa fazendo com que os moradores que tinham condições financeiras buscassem outro local para residir. Desde então, as principais características do distrito são: pobreza e violência, destacadas nos diversos grupos de gangues. Para modificar esta realidade surgiram as batalhas de som e dança, reduzindo o índice de violência do local e até hoje fazem parte do Hip Hop mundial.
O coordenador do projeto Manfred Uberon Chaves afirmou que o ato de colorir o muro é importante para a unir os grupos que trabalham com grafite na cidade. As pessoas envolvidas estão participando do movimento de resgate de jovens e adolescentes lutando pela igualdade social e racial, quebrando pre conceitos e criando novas expectativas de vida. O desenho do muro buscou contemplar as atividades desenvolvidas no Museu. “A imagem é um convite para a comunidade entrar no Centro Cultural”, afirmou Manfred.
Em Caçapava do Sul, já foram realizadas oficinas de Mc (cantor) e Bboy (dança). Atualmente a oficina de grafitagem, uma das grandes artes contemporâneas, está em desenvolvimento no muro do Centro Municipal de Cultura. A ideia surgiu juntamente com a Secultur, através da proposta de revitalização do Centro Cultural, deixando não apenas cores no muro, mas uma mensagem positiva para o desenvolvimento cultural da cidade e oportunizando a visualização do segmento que mais agrega jovens no mundo.


Fonte: Caroline Petrin
Assessoria de Comunicação CMPC

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Metas do PNC estão disponíveis para a população

o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais, lançou no dia 27 de junho uma publicação com as metas do Plano Nacional de Cultura, a publicação foi pensada de forma que todo brasileiro possa entender o plano e as metas, com linguagem de fácil entendimento e um trabalho de ilustração muito bem elaborado, as metas do Plano Nacional de Cultura pode ser considerado um trabalho lúdico, que brinca com as formas e textos pra falar de coisa séria. Quer acessar as metas do PNC? Clique Aqui.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Fórum da Música!


Participem!!!

Novos rumos para o movimento cultural em Caçapava do Sul


Posse dos Conselheiros de Política Cultural. Foto: Assessoria de Comunicação CMPC.

            Os conselheiros de política cultural estão mobilizando a sociedade civil para a elaboração de fóruns setoriais, definindo metas para o plano municipal de cultura e  garantindo a participação da sociedade na definição das políticas públicas de cultura e o controle social dos recursos destinados aos programas, projetos e ações culturais. O primeiro Fórum de Debate será nesta quarta-feira, dia 15 de agosto, às 15 horas, para o segmento da música.
            O Conselho de Política Cultural  que é formado por 18 conselheiros titulares e 18 suplentes, sendo 24 representando a sociedade civil e 12 representando o poder público, busca organizar os segmentos culturais do município, conforme o padrão do Sistema Nacional de Cultura.
            Durante os fóruns serão realizados os cadastros de agentes culturais para mapear e identificar as manifestações culturais existentes no município, onde cada agente definirá a sua área de atuação, podendo ser: dança, folclore/tradição, música, audiovisual, carnaval, artes visuais, cultura afro brasileira, artes cênicas, livro/leitura/literatura, artesanato, associação de bairros ou universidades.
            Cada segmento cultural está organizado para definir três metas, de curto, médio e longo prazo, para o desenvolvimento de sua área. Também será elaborado um indicador de resultado, com a finalidade de reconhecer se as ações culturais tem atingindo o público-alvo.
             Em cada fórum será produzido uma carta ou manifesto sobre os tópicos mais relevantes. E após a realização de todos os encontros setoriais, o município receberá a visita da consultora da Unesco do MinC Carla Pinheiro, para a apresentação dos resultados e orientações quanto a organizações das políticas culturais do Estado.
           
            Programação conforme os setores culturais:
            15/08 – 15 h – Quiosque - Fórum dos Músicos (Quarta-feira)
            18/08 – 13h30 – Quiosque – Fórum Afro Brasileiro / Carnaval / Dança
            21/08 – 14 h - Unipampa – Fórum Artesanato e Lançamento do Site Nidetur
            23/08 – 17h - Quiosque – Fórum Livro / Leitura / Literatura / Artes Visuais e Universidades
            28/08 – 17h30 – Quiosque – Fórum Associações de Bairros
            29/08 – Fórum Tradição e Folclore (local a ser confirmado)
            31/08 – 19h - Câmara de Vereadores – Fórum Audiovisual
            05/09 – Apresentação de Resultados (local a ser confirmado)


Fonte: Caroline Petrin /  Assessoria de Comunicação CMPC.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Primeira Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC)







Na tarde da terça feira, dia 07, os Conselheiros de Política Cultural de Caçapava do Sul elegeram, por unanimidade, a primeira Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).

O conselho, que vem organizando sua estrutura há cerca de um ano, tem como principal objetivo se inserir num dos pilares do Sistema Nacional de Cultura, em implementação pelo Ministério da Cultura, garantindo a participação da sociedade na definição das políticas públicas de cultura e o controle social dos recursos destinados aos programas, projetos e ações culturais, no âmbito dos Municípios, dos Estados e da União.

Diretoria
Eduardo Brito Costa: Presidente
Cesar Tiaraju Machado de Souza: Vice Presidente
Catia Cilene Moraes Dutra: Secretária
Rosa Rushel: Secretária adjunta
Bruno Emilio Moraes: Coordenador de Pesquisas e Estudos
Caroline Petrin da Rosa: Assessoria de Comunicação


fonte: Farrapo

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Lançamento do Livro


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Posse dos Conselhos de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Globo Repórter nas Minas do Camaquã

Essa semana, o Globo Repórter vai apresentar as Guaritas para todo o Brasil!! Fica o convite à todos, para curtir na sexta essa grande atração que vai mostrar as belezas da nossa terra!
 

terça-feira, 5 de junho de 2012

Fundo de Apoio a Cultura











CONVITE
                     
Prezados Senhores:

A Prefeitura através da secretaria de Cultura e Turismo, convida para a oficina do Fundo de Apoio a Cultura do Estado (FAC), realizada pela equipe da SEDAC, tendo em vista que serão aplicados recursos no total de 10 milhões de reais, mediante apresentação de projetos nos em editais lançados em 2012.

Veja onde sua idéia se encaixa:
·        Apoio à criação e produção;
·        Apoio ao registro e à memória;
·        Apoio à difusão e circulação;
·        Apoio à programação continuada em espaços culturais;
·        Indicadores, informação e qualificação;

Dia: 05/06/2012
Local: URCAMP – Campus Caçapava do Sul
Horário: 19h

         Aproveitamos para informar que nesta oportunidade tomarão posse os conselheiros do Conselho Municipal de Política Cultural, Conselho Municipal do Patrimônio histórico, Artístico e Cultural e Conselho de Turismo.

segunda-feira, 4 de junho de 2012


Edital de fomento à cultura investirá R$ 3,3 milhões no estado
Oficina do FAC dia 05 de junho

Estão abertas as inscrições para projetos culturais através do Fundo de Apoio à Cultura – FAC 2012, até o dia 28 de junho. Para esclarecer as principais dúvidas e orientar produtores culturais do município será realizada, em 05 de junho, às 19h, no campus local da Urcamp, a oficina do Fundo de Apoio a Cultura do Estado. A oficina do FAC vai ser ministrada pela equipe da SEDAC, tendo em vista que serão aplicados em 2012 recursos de R$3.300.000,00 para projetos de fomento à cultura da sociedade civil, por meio de editais.

Posse de conselheiros
Na oportunidade, segundo informa a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) serão empossados os integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural, Conselho Municipal do Patrimônio histórico, Artístico e Cultural e Conselho de Turismo.

Quem pode participar destes editais?
Qualquer cidadão cadastrado como produtor cultural (modalidade pessoa física e pessoa jurídica) que esteja regularmente habilitado no Cadastro Estadual de Produtor Cultural (CEPC), junto à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Finalidades dos Projetos:
Serão contemplados até 98 projetos distribuídos nas modalidades abaixo:
- Apoio à Criação e Produção (R$ 1 milhão) - total 25 projetos;
- Apoio ao Registro e à Memória (R$ 550.000,00) – total 22 projetos;
- Apoio à Difusão e à Circulação (R$1.100.000,00) – total de 28 projetos;
- Apoio à Programação Continuada em Espaços Culturais (R$ 400.000,00) – total de 12 projetos;
- Indicadores, Informação e Qualificação (R$ 250.000,00) – total de 11 projetos.

Link do edital Clique Aqui

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Atenção Conselheiros de Cultura do Rio Grande do Sul !

O 1º Encontro de Conselheiros de Cultura do RS acontece no dia 1º de junho, às 8h30min, no teatro do SESC, Rua Alberto Bins, 665, Centro Histórico, em Porto Alegre. O encontro vai debater o Sistema Nacional de Cultura e terá na programação os painéis: Instâncias de articulação e pactuação: conferências, fóruns, conselhos; Apresentação do diagnóstico da implantação do SNC no RS; Conselhos de Políticas Culturais: atribuições, composição e funcionamento  e  O papel dos Conselheiros na perspectiva do SNC. Participam do debate representantes da Secretaria de Articulação Institucional do MinC, Consultores da UNESCO, CODIC, e Conselheiros Municipais de Cultura do Estado. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo email conselheirosdecultura.rs@gmail.com


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Seleção publica de projetos culturais


Confira os editais da Caixa Economica Federal, que está lançando programas de apoio à Cultura. Não percam essa oportunidade!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Semana do Museu

O museu Lanceiros do Sul realizará do dia 18 à 25 de maio, exposições em homenagem ao dia internacional dos museus. "Nas trilhas da tecnologia", será o título da 3ª Semana do Museu Municipal Lanceiros do Sul, no qual pretende demonstrar a evolução tecnologica apartir do próprio acervo do museu. Durante a semana acontecerão vários eventos no museu, como exposições, oficina de fotografia e exibição de videos. Venham todos participar deste evento!!!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Biblioteca Municipal Domingos José de Almeida

Venham conferir:

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Escola de Samba Permanente

          OFICINAS GRATUITAS DE TEATRO!
Serão disponibilizadas apenas 20 vagas na primeira etapa.
Aulas gratuitas! Iscrições via msg pelo FACE ou na SECULTUR.
                     Realização GRUPO FACES
  Promoção 1ª ESCOLA DE SAMBA PERMANENTE

 

 

Participe!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Show MARCELLO CAMINHA

MARCELLO CAMINHA
HOJE 20:00h no Clube união caçapavana
Um dos maiores nomes da música do rio grande na atualidade,
considerado um dos maiores instrumentistas do Brasil !
IMPERDÍVEL !!

terça-feira, 17 de abril de 2012


Moradores não querem ser vizinhos da Escola de Samba
Caçapava do Sul


Comunidade da Vila Vivian faz abaixo assinado contra a obra (Foto: Heron Freitas)
Segundo a versão on-line do jornal Gazeta de Caçapava, após o Prefeito Zauri Tiaraju de Castro assinar um termo cedendo um terreno para construção do barracão do projeto Escola de Samba Permanente, que será erguido na Vila Vivian, os moradores do local não gostaram da idéia e fizeram um abaixo assinado contra a obra.
O documento, com mais de 80 assinaturas de moradores do bairro, foi protocolado e entregue esta semana ao prefeito Zauri Tiaraju.

Um dos organizadores da manifestação e morador do bairro, que não quis se identificar, disse que a comunidade é contra a construção do barracão porque isso terminaria com a tranqüilidade do local e também que no bairro ninguém é envolvido com Carnaval.

- Acho que a comunidade deveria ter sido consultada antes de cederem o terreno. Deveriam construir este barracão em outro local, onde tivessem pessoas envolvidas com o Carnaval. Alguns moradores, quando souberam da notícia, ficaram muito preocupados e até pensaram em mudar de bairro – revela o morador.

Outro fato que está gerando polêmica é que o terreno cedido pela Prefeitura está ocupado desde 2004 por João Antônio Brito de Freitas, que possui no local um depósito de material de construção.

- Não sou contra a construção do barracão. Apenas quero uma solução, que arrumem um local para instalar o depósito e não perder o ponto, pois já estou neste local há oito anos – disse João Antônio.

Alguns moradores do bairro foram contra o abaixo assinado e estavam irritados com a polêmica. É o caso de Suelem dos Santos Bitencourt, que não concorda com o protesto e acredita que os moradores não estejam entendendo a proposta da Escola de Samba Permanente.

- Pode ser que de vez em quando tenha alguma algazarra, mas a construção do barracão não é só para fazer Carnaval. Esse projeto irá trazer diversos eventos culturais aqui para o bairro – explicou Suelem.
Outra moradora, Zélia Daiana da Silva Chaves, também é a favor da construção do barracão, pois acredita que no local falte um lugar apropriado para realização de eventos.
- Acho que faz muita falta um local para a comunidade se divertir e realizar festas, já que a Capela onde eram feitos estes eventos está tomada pela sujeira, não tem luz e o telhado, até pouco tempo, estava quebrado – revela Zélia.

Impressionado com a polêmica
O diretor geral do projeto, Darlan Freitas, está impressionado com a polêmica e acredita que a comunidade precisa entender que o que está sendo construído é um Centro Cultural para integrar a comunidade.
- Não será um centro exclusivo para festas. A ideia do projeto Escola Permanente é gerar oportunidade aos caçapavanos. Dentro do Centro Cultural teremos diversos projetos como artes cênicas, música, dança, cinema, poesia, cursos profissionalizantes através do Sebrae, inclusão digital, entre outras ações – explica Darlan.

Abaixo assinadoSegundo informações de moradores do bairro, este abaixo assinado teria sido sugerido pelo prefeito Zauri Tiaraju como a única forma legal da comunidade se manifestar contra o projeto.
- Este ato do prefeito não foi surpresa para nós. Em qualquer lugar que nós quiséssemos instalar o barracão isso iria acontecer. Mas acredito que o prefeito com isso esteja buscando uma maneira dentro da lei, ouvindo os dois lados, e tentando resolver o problema – relata Darlan.
De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa da Prefeitura, o prefeito não teria orientado os moradores do bairro a realizar um abaixo assinado, mas sim explicado a maneira como os moradores poderiam se manifestar legalmente.

Conforme a assessoria, ao ceder o terreno, o prefeito Zauri Tiaraju se mostrou favorável a todo o projeto da Escola de Samba Permanente, pois segundo ele esta é uma forma de potencializar a cultura através do social. Ele também explicou que não pode ficar sem escutar todos os cidadãos e as suas reivindicações. A Administração Popular entende que há duas manifestações coletivas, um grupo que se preocupa com a construção de um barracão, que servirá para oficinas e centro cultural, e de outro lado um grupo preocupado com a localização desse empreendimento.
Na próxima semana, o diretor geral do projeto, Darlan Freitas, deve realizar uma reunião e apresentar o projeto à comunidade do bairro, esclarecendo dúvidas e tentando chegar a um consenso com os moradores. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More