terça-feira, 18 de outubro de 2011

Plano da Cultura foi destaque da Conferência municipal
























A II Conferência Municipal de Cultura reuniu na sexta-feira e no sábado (14 e 15) articuladores e representantes dos segmentos culturais para a redação da Carta Cultural do município visando articular políticas públicas para a cultura.Na abertura, que ocorreu na noite de sexta-feira (14), o prefeito Cel. Tiaraju de Castro falou sobre como a administração vem buscando realizar ações para criar um sistema municipal de cultura e o fundo para a cultura, a partir da readequação da secretaria de cultura para 2012. “Entendemos que é preciso fazer algo que envolva os segmentos culturais” disse.

A primeira noite finalizou com um debate. Os participantes fizeram perguntas aos palestrantes e sanaram algumas dúvidas relacionadas às ações do estado com participação do representante da Secretaria de Cultura (SEDAC) João Paulo Pontes.O secretário de cultura de São Leopoldo Pedro Vasconcelos também respondeu questões relacionadas à construção do Sistema Municipal de Cultura contando a experiência do município. Vasconcelos destacou que a criação do fundo municipal para financiar a cultura deverá ter como premissa “em que todos possam acessar a cultura e esteja com foco no cidadão”.

A apresentação da coordenadora pedagógica do Ponto de Cultura, Vanda Sitó, foi o ponto alto da primeira noite. Vanda trouxe uma apresentação das atividades que são realizadas pelo Ponto de Cultura. Em funcionamento desde 2007, o Ponto de cultura trabalha com a valorização da cultura gaúcha e realiza ações que envolvem a arte, educação, cidadania e economia solidária.

Participou da abertura, a presidente da Câmara de Vereadores Rosilda Freitas, o secretário de educação e cultura Pedro Norton Ferreira, representando a Regional Sul do MinC, Maria Alice Santos. O evento organizado pelo Centro Municipal de Cultura Arnaldo Luiz Cassol e a Prefeitura esteve baseado em discussões acerca de cinco eixos em três dimensões: cultura, cidadania e criatividade. O segundo dia de debates aconteceu na manhã do sábado (15) com a formação dos grupos por segmentos culturais com foco na elaboração de propostas para a cultura chegando-se a um conjunto de propostas e encaminhamentos que se constituíram numa explosão de ideias.

Conforme a redação da Carta da Cultura ficou constatada que: “A partir dessa Conferência, a comunidade caçapavana consolida ideais democráticos de participação da sociedade civil na tomada de decisões, resgatando sentimento de pertencimento, caracterizando um movimento cultural dinâmico e participativo.”

Texto e Fotos: Viviane Ilha
Jornalista MTB 15.409

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More