Fonte: Caroline Petrin
Assessoria de Comunicação CMPC
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Cultura no Muro
Equipe do Cultura em Movimento
O projeto Cultura em Movimento tem como objetivo difundir o movimento do Hip Hop no município. Em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), são organizadas oficinas e grupos de estudos para o desenvolvimento da manifestação cultural na cidade.
O movimento surgiu em Nova York, no Condado do Bronx. No final dos anos 60 o bairro recebeu uma via expressa fazendo com que os moradores que tinham condições financeiras buscassem outro local para residir. Desde então, as principais características do distrito são: pobreza e violência, destacadas nos diversos grupos de gangues. Para modificar esta realidade surgiram as batalhas de som e dança, reduzindo o índice de violência do local e até hoje fazem parte do Hip Hop mundial.
O coordenador do projeto Manfred Uberon Chaves afirmou que o ato de colorir o muro é importante para a unir os grupos que trabalham com grafite na cidade. As pessoas envolvidas estão participando do movimento de resgate de jovens e adolescentes lutando pela igualdade social e racial, quebrando pre conceitos e criando novas expectativas de vida. O desenho do muro buscou contemplar as atividades desenvolvidas no Museu. “A imagem é um convite para a comunidade entrar no Centro Cultural”, afirmou Manfred.
Em Caçapava do Sul, já foram realizadas oficinas de Mc (cantor) e Bboy (dança). Atualmente a oficina de grafitagem, uma das grandes artes contemporâneas, está em desenvolvimento no muro do Centro Municipal de Cultura. A ideia surgiu juntamente com a Secultur, através da proposta de revitalização do Centro Cultural, deixando não apenas cores no muro, mas uma mensagem positiva para o desenvolvimento cultural da cidade e oportunizando a visualização do segmento que mais agrega jovens no mundo.
0 comentários:
Postar um comentário