Assembleias Setoriais da Cultura

Assembleia Setorial dos músicos

Assembleias Setoriais de Cultura

Assembleia Setorial de Livro, Leitura e Literatura.

I Seminário Educação, Patrimônio e Diversidade

Ocorrido nos dias 7 e 8 de Julho de 2011 no auditório da Unipampa em Caçapava do Sul.

II Conferência Municipal de Cultura

Ocorrida nos dias 14 e 15 de outubro no Salão de Atos da URCAMP!

Centro Municipal de Cultura Arnaldo Luiz Cassol

A casa da cultura de Caçapava do Sul, a serviço de todos.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Desenvolvimento Cultural em debate





Plenário cheio para definir os rumos da cultura em Caçapava.
 
O 2º Fórum Municipal de Cultura foi realizado na terça feira, dia 4 de setembro. O evento promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) contou com a participação da consultora da Unesco/MinC, Carla Pinheiro, do presidente do CODIC/FAMURS, Jose Carlos Martins e cerca de 50 representantes dos três conselhos municipais: Turismo, Patrimônio e Políticas Culturais.

            O encontro atualizou os conselheiros de maneira ampla e democrática sobre a implementação do sistema nacional de cultura. O Fórum de debate foi um indicador de resultados a nível estadual referente ao desenvolvimento cultural de Caçapava do Sul e um alicerce para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.

            O Plano se estrutura em três dimensões: cultura como expressão simbólica; como direito e cidadania; e como campo potencial para o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Essas etapas, por sua vez, desdobram-se nas metas, que dialogam com os temas da diversidade cultural; da criação e fruição; da circulação difusão e consumo; do patrimônio; da gestão pública; da participação social; de fomento e financiamento. Todos esses temas foram abordados nos fóruns setoriais, onde cada grupo cultural apresentou as necessidades de seu segmento, em curto, médio e longo prazo.

            O Fundo Municipal de Cultura é integrante do sistema de financiamento, será o principal mecanismo de democratização do acesso aos recursos públicos destinados à cultura que se dará através de editais. Atualmente, os conselheiros aguardam a legalização do projeto que encontra-se desde abril em tramitação na Câmara de Vereadores. Segundo informações dos conselhos, o projeto continua em tramitação no poder legislativo que exige que os projetos passem por aprovação em lei especifica, tirando a legitimidade do Conselho Municipal de Políticas Culturais, que é deliberativo.
            O conselho, que vem organizando sua estrutura há cerca de um ano, tem como principal objetivo se inserir num dos pilares do Sistema Nacional de Cultura, em implementação pelo Ministério da Cultura, garantindo a participação da sociedade na definição das políticas públicas de cultura e o controle social dos recursos destinados aos programas, projetos e ações culturais, no âmbito dos Municípios, dos Estados e da União.

Fonte: Caroline Petrin
Assessoria de Comunicação CMPC

Cultura no Muro

Equipe do Cultura em Movimento
 
O projeto Cultura em Movimento tem como objetivo difundir o movimento do Hip Hop no município. Em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), são organizadas oficinas e grupos de estudos para o desenvolvimento da manifestação cultural na cidade.
O movimento surgiu em Nova York, no Condado do Bronx. No final dos anos 60 o bairro recebeu uma via expressa fazendo com que os moradores que tinham condições financeiras buscassem outro local para residir. Desde então, as principais características do distrito são: pobreza e violência, destacadas nos diversos grupos de gangues. Para modificar esta realidade surgiram as batalhas de som e dança, reduzindo o índice de violência do local e até hoje fazem parte do Hip Hop mundial.
O coordenador do projeto Manfred Uberon Chaves afirmou que o ato de colorir o muro é importante para a unir os grupos que trabalham com grafite na cidade. As pessoas envolvidas estão participando do movimento de resgate de jovens e adolescentes lutando pela igualdade social e racial, quebrando pre conceitos e criando novas expectativas de vida. O desenho do muro buscou contemplar as atividades desenvolvidas no Museu. “A imagem é um convite para a comunidade entrar no Centro Cultural”, afirmou Manfred.
Em Caçapava do Sul, já foram realizadas oficinas de Mc (cantor) e Bboy (dança). Atualmente a oficina de grafitagem, uma das grandes artes contemporâneas, está em desenvolvimento no muro do Centro Municipal de Cultura. A ideia surgiu juntamente com a Secultur, através da proposta de revitalização do Centro Cultural, deixando não apenas cores no muro, mas uma mensagem positiva para o desenvolvimento cultural da cidade e oportunizando a visualização do segmento que mais agrega jovens no mundo.


Fonte: Caroline Petrin
Assessoria de Comunicação CMPC

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Metas do PNC estão disponíveis para a população

o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais, lançou no dia 27 de junho uma publicação com as metas do Plano Nacional de Cultura, a publicação foi pensada de forma que todo brasileiro possa entender o plano e as metas, com linguagem de fácil entendimento e um trabalho de ilustração muito bem elaborado, as metas do Plano Nacional de Cultura pode ser considerado um trabalho lúdico, que brinca com as formas e textos pra falar de coisa séria. Quer acessar as metas do PNC? Clique Aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More